EEF SENADOR MARTINIANO DE ALENCAR

"Educando desde 1923."



Super Pesquisa

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Projeto Agentes Dermatológicos Solidários

A EEF. Senador Martiniano de Alencar ganha o Selo Escola Solidária

A arte de ensinar envolve uma série de fatores sempre visando promover uma aprendizagem concreta e significativa. Os alunos devem ser preparados não apenas para desenvolver conteúdos teóricos, mas saber aplicá-los. Além de resolver situações-problema precisam desenvolver o senso crítico e solidário, sentirem-se comprometidos com os problemas sociais e terem consciência da importância do exercício da cidadania através do voluntariado. E dessa forma, estabelecer laços entre a escola, a universidade e a comunidade local.

Com este pensamento, surgiu o projeto Agentes Dermatológicos Solidários da EEF. Senador Martiniano de Alencar em parceria com Universidade Federal do Ceará - UFC Campus Barbalha. O projeto envolveu aproximadamente 240 estudantes do 8° e 9° anos que participaram de várias palestras com os acadêmicos do curso de medicina sobre diversos temas como: hanseníase, micoses, dermatoses, câncer de pele e outras doenças características da dermatologia. Em seguida foram selecionados 30 alunos, para atuarem como agentes dermatológicos. Os alunos selecionados foram submetidos a revisão dos temas propostos em cada palestra e orientados pelos acadêmicos para desenvolverem o trabalho na sua comunidade. Após a preparação, as equipes saíram em campo para explicar à população sobre as principais doenças dermatológicas, os cuidados que devemos ter com a saúde da pele e preencher formulários com caracterização das famílias assistidas.

O Projeto Agentes Dermatológicos Solidários contou com a orientação da professora de Ciências Biológicas Suzana Gláucia Ferreira Tavares que também é Professora Coordenadora da Área de Ciências da Natureza e Matemática e do Núcleo Gestor, do Centro de Multimeios e do laboratório de Informática, desta unidade de ensino.


DESDE O PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO LETIVO OS ALUNOS DA NOSSA ESCOLA VEM TRABALHANDO EM PROL DA SAÚDE DA COMUNIDADE. DESENVOLVERAM JUNTO À PROFESSORA SUZANA GLAÚCIA O PROJETO "AGENTES DERMATOLÓGICOS SOLIDÁRIOS". DE INÍCIO PASSARAM POR UM CICLO DE PALESTRAS COM OS ALUNOS DE MEDICINA DA UFC, ONDE APRENDERAM:

Micoses CutâneasPARABÉNS!!!

Leishmaniose Cutânea

O que Leishmaniose? Doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos. Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar.


Como suspeitar? Leishmaniose cutânea: duas a três semanas após a picada pelo flebótomo aparece uma pequena pápula (elevação da pele) avermelhada que vai aumentando de tamanho até formar uma ferida recoberta por crosta ou secreção purulenta. A doença também pode se manifestar como lesões inflamatórias nas mucosas do nariz ou da boca.

Como prevenir?

  • Evitar construir casas e acampamentos em áreas muito próximas à mata;

  • Fazer dedetização, quando indicada pelas autoridades de saúde;

  • Evitar banhos de rio ou de igarapé, localizado perto da mata;

  • Utilizar repelentes na pele, quando estiver em matas de áreas onde há a doença;

  • Usar mosquiteiros para dormir;

  • Usar telas protetoras em janelas e portas


Vale lembrar!!! Na Leishmaniose Visceral ou Calazar ocorre febre irregular, prolongada; anemia; indisposição; palidez da pele e ou das mucosas; falta de apetite; perda de peso; inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço.

É necessário eliminar cães com diagnóstico positivo para leishmaniose visceral, para evitar o aparecimento de casos humanos.

Você foi escolhido para ser um AGENTE DERMATOLÓGICO SOLIDÁRIO!

Agora você é encarregado de ensinar a sua família, aos seus amigos e a sua comunidade como suspeitar e como se prevenir da Hanseníase, Leishmaniose, Micoses Cutâneas e Câncer de Pele.

Hanseníase

O que é Hanseníase? A hanseníase é uma doença infecciosa

e contagiosa causada por um bacilo denominado

Mycobacterium leprae. Não é hereditária e sua evolução

depende de características do sistema imunológico da

que foi infectada.


Como suspeitar?


Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo.

  • Área de pele seca e com falta de suor.

  • Área da pele com queda de pêlos, mais especialmente nas sobrancelhas.

  • Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade (dormências, diminuição da sensibilidade ao toque, calor ou dor). Neste caso, pode ocorrer de uma pessoa se queimar no fogão e nem perceber, indo verificar a lesão avermelhada da queimadura na pele mais tarde.

  • Parestesias (sensação de formigamento na pele, principalmente das mãos e dos pés).

  • Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas.

  • Edema ou inchaço de mãos e pés.

  • Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.

  • Nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos


Como prevenir?

É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da doença e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação. A prevenção baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.

O que são micoses cutâneas?

As micoses superficiais da pele, em alguns casos chamadas de "tineas", são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. Os fungos estão em toda parte podendo ser encontrados no solo e em animais. Até mesmo na nossa pele existem fungos convivendo "pacificamente" conosco, sem causar doença.

A queratina, substância encontrada na superfície cutânea, unhas e cabelos, é o "alimento" para estes fungos. Quando encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como: calor, umidade, baixa de imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo (alteram o equilíbrio da pele), estes fungos se reproduzem e passam então a causar a doença

Como suspeitar?

  • Tinea do corpo ("impingem"): forma lesões arredondadas, que coçam e se iniciam por ponto avermelhado que se abre em anel de bordas avermelhadas e descamativas com o centro da lesão tendendo à cura

  • Tinea da cabeça: mais frequente em crianças, forma áreas arredondadas com falhas nos cabelos, que se apresentam cortados rente ao couro cabeludo nestes locais (tonsurados). É muito contagiosa.

  • Tinea dos pés: causa descamação e coceira na planta dos pés que sobe pelas laterais para a pele mais fina.

  • Micose das unhas (onicomicose): apresenta-se de várias formas: descolamento da borda livre da unha, espessamento, manchas brancas na superfície ou deformação da unha

  • Candidíase: provocado pela levedura Candida albicans, forma área avermelhada, úmida que se expande por pontos satélites ao redor da região mais afetada e, geralmente, provoca muita coceira

  • Pitiríase versicolor ("micose de praia, pano branco"): forma manchas claras recobertas por fina descamação, facilmente demonstrável pelo esticamento da pele. Atinge principalmente áreas de maior produção de oleosidade como o tronco, a face, pescoço e couro cabeludo

Como prevenir?

Hábitos higiênicos são importantes para se evitar as micoses. Previna-se seguindo as dicas abaixo:

  • Evite roupas quentes e justas

  • Seque-se sempre muito bem após o banho, principalmente as dobras de pele como as axilas, as virilhas e os dedos dos pés.

  • Evite ficar com roupas molhadas por muito tempo.

  • Evite o contato prolongado com água e sabão.

  • Não use objetos pessoais (roupas, calçados, pentes, toalhas, bonés) de outras pessoas. Use somente o seu material de manicure.

  • Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).

  • Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.

Câncer de pele

O que é o Câncer da Pele?

O câncer da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido (neoplasia). Entre as causas que predispõem ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultra-violeta do sol.

Como suspeitar?

Sinais que aparecem de repente e aumentam de tamanho.

M elanoma: As lesões de melanoma apresentam características fáceis de se reconhecer aprendendo-se o ABCD do melanoma:

  • Assimetria: formato irregular

  • Bordas irregulares: limites externos irregulares

  • Coloração variada (diferentes tonalidades de cor)

  • Diâmetro: maior que 6 milímetros


Como fazer para evitar o câncer da pele?

A exposição prolongada e repetida da pele ao sol causa o envelhecimento cutâneo além de predispor a pele ao surgimento do câncer. Tomando-se certos cuidados, os efeitos danosos do sol podem ser atenuados. Aprenda a seguir como proteger sua pele da radiação solar.

  • use sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando-o generosamente pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre reaplicando-o após mergulhar ou transpiração excessiva. (saiba mais sobre filtros solares e FPS)

  • use chapéus e barracas grossas, que bloqueiem ao máximo a passagem do sol. Mesmo assim use o filtro solar pois parte da radiação ultra-violeta reflete-se na areia atingindo a sua pele.

  • evite o sol no período entre 10 e 15 horas.

  • a grande maioria dos cânceres de pele localizam-se na face, proteja-a sempre. Não esqueça de proteger os lábios e orelhas, locais comumente afetados pela doença.

  • procure um dermatologista se existem manchas na sua pele que estão se modificando, formam "cascas" na superfície, sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário